SILÍCIO DE SEDIMENTAÇÃO MARINHA
SILICATO NATURAL
- Estabilizador organo-mineral do solo de alta eficiência, com oligoelementos e nutrientes de origem natural.
- Está estruturado com sedimentos fosforizados e revestido com silício.
Características e Benefícios:
1 - Correção da acidez e/ou alcalinidade e nivelamento dos diferentes pHs do solo (pH em H O, pH em CaCl ou KCl e pH SMP). Esta correção de elementos tóxicos e pH 2 2 aprofundará o sistema radicular para atingir potássio e outros elementos lixiviados nas camadas mais profundas do solo; além da liberação de elementos e sua disponibilidade para as plantas.
2 - Reduzir o limo ou silte do solo, desdobrar-lo em areia ou argila, e assim obter uma reconstrução dos colóides do solo, o que proporcionará solos mais soltos e com estrutura mais grumosa. Isso é facilitado pelo silício de sedimentação marinha ou terra de diatomáceas, pelo fato de ter as 4 valências livres e uma vez exposto ao ambiente e aos raios solares, é carregado eletrostáticamente e consegue reorganizar as partículas do solo.
3 - Neutralização e eliminação de elementos que se encontram em estados tóxicos e/ou níveis (Al, Mn, Fe, etc.) que limitam principalmente o desenvolvimento radicular e consequentemente foliar e a produtividade. Disponibilizando os elementos essenciais para a planta, sequestrados por esses elementos tóxicos.
4 - Desempenha um papel muito importante na proteção das plantas contra insetos e doenças, fortalece a estrutura da planta, aumentando sua resistência ao tombamento e ao acamamento por vento. Permite uma melhor tolerância ao estresse hídrico, uma vez que a planta transpira menos e perde menos água por evapotranspiração, além de tolerar melhor o calor e o frio.
5 - Aumento da produção, tanto em quantidade, peso e qualidade de grãos, quanto em massa seca.
Indicado:
Descompactação do Solo
Em solos pobres, devido à sua composição sílica rica em minerais e oligoelementos, fornece nutrientes as plantas, favorecendo a germinação.
Os silicatos têm boas propriedades de absorção e promovem menos lixiviação de K2O e outros nutrientes móveis no solo.
A fertilização com silicato aumenta a concentração de P2O5 no solo por deslocar o P2O5 fixados nos óxidos de Fe e Al, através da saturação.
Os silicatos também aumentam a tolerância das plantas à fertilização intensa com nitrogênio (N).
O silício não está incluindo entre os 17 elementos considerados essenciais para as plantas, mas é um nitriente presente nelas. A sua deficiência causa efeitos adversos e anormalidades no crescimento, desenvolvimento e reprodução. Quando há bons níveis de silício de sedimentação marinha no solo, as plantas aumentam os pelos epidérmicos ou tricomas (são os pequenos pelos que ficam na superfície das plantas), tornando suas partes menos palatáveis e dificultando a digestão dos insetos.
Lista de herbívoros e outras pragas suprimidas por silício de sedimentação marinha:
Oomicetos: Phytophthora, Pythium.
Bactérias: Ralstonia, Xanthomonas.
Vírus: Mancha do tabaco, mosaico do tabaco, malhada Beladona.
Nematóides: Meloidogyne
Reduz a capacidade reprodutiva do nematóide nas raízes, associado ao aumento da produção de lignina e da atividade das enzimas peroxidase de fenóis (POX), polifenoloxidase (PPO) e fenilalanina amonialiase (PAL).
O silício suprime os patogenicos que causam manchas,mofos nas folhas causando a podridão das raízes.
Lepidóptera: (mariposas e borboletas);
Acarina: (ácaros);
Hemípteras: (percevejos e pulgões);
Díptera: (moscas);
Coleóptera: (besouros).
Garantias mínimas de sílicio de sedimentação marinha: